No dia 18 de agosto foram realizados os preparativos para o Seiki Brasil Fest juntamente com o otomarikai. Entre as atividades foram feitos origamis e outras brincadeiras, além da divulgação e treino de instrumentos sagrados.
No tsukinamisai tivemos a presença do Rev. Paulo Matunobu, condutor da igreja de Marília, que veio a pedido do Tyotyosan fazer uma palestra sobre os 3 anos - mil dias dos 130 Anos de ocultamento físico de Oyassama. Inicialmente o Rev. comentou sobre a presença dos jovens no kyokai, dizendo que a força dos jovens é o futuro do kyokai. Em seguida, falou sobre a proximidade dos 130 Anos de Ocultamento Físico de Oyassama para o qual nós devemos fazer determinações. Determinação não é promessa, determinação é para si mesmo.
Também falou que não devemos esquecer do espírito de gratidão. A atitude de gratidão é tentar compensar, ajudar os outros. Atualmente só se agradece por interesse, quando se tem lucro. As pessoas sentem raiva, inveja, e não sentem gratidão. Gratidão aos pais, aos próximos. Para sentir gratidão devemos começar pelas coisas pequenas, gratidão aos antepassados, gratidão à montanha que nos fornece alimento, água, a própria vida. Somos vivificados, não estamos vivos porque queremos, quando percebemos isso ficamos gratos. A virtude de gratidão dá força. Os pais ficam contentes ao verem os filhos contentes, mesmo que isso venha com algum sacrifício. A pessoa que quer tudo para ela não é feliz. A alegria de fazer algo para os outros com espírito humilde e sincero é a verdadeira alegria.
Para exemplificar, contou sobre um pai que era mecânico e sempre trabalhou duro para que seu filho pudesse estudar. Quando o filho chegou na idade de trabalhar, o pai quis ensinar seu trabalho, porém o filho recusou-se dizendo que não faria aquilo, não queria trabalhar pesado como o pai. Sabendo disso, o pai se sentiu triste por ver a aparente falta de interesse do filho. Mas um dia ao conversar com o filho, o filho explicou que o minímo que ele deveria fazer era arranjar um trabalho que utilizasse seus estudos, pois o pai se esforçou para o filho estudar, senão seria como se não tivesse gratidão ao pai. Assim, descobrindo a verdadeira razão do filho não querer ser mecânico, o pai sentiu uma imensa alegria.
O Rev. Paulo Matunobu também falou sobre a cura para diversas doenças. Ele explicou que qualquer coisa pode curar, não apenas o remédio. A água pode curar, um 'confeito' pode curar. O que importa realmente é o amor que existe em cada coisa e a sinceridade com que se recebe.
Quanto às metas dos 3 anos - Mil dias dos 130 Anos de Ocultamento Físico de Oyassama:
- 5 igrejas
- 20 casas de divulgação
- 200 kentei koshu
- 500 ossazuke
- 300 shuyokai
- 1000 koshu e gakuseikai
- 2000 regressantes à Ojiba
Esses números são divididos por 100 para se encontrar uma média por kyokai.
Lembrando que é uma determinação, não é uma promessa que precisa ser cumprida, o importante é que as pessoas se animem e se esforcem para atingir as metas.
- 200 kentei koshu
- 500 ossazuke
- 300 shuyokai
- 1000 koshu e gakuseikai
- 2000 regressantes à Ojiba
Esses números são divididos por 100 para se encontrar uma média por kyokai.
Lembrando que é uma determinação, não é uma promessa que precisa ser cumprida, o importante é que as pessoas se animem e se esforcem para atingir as metas.
Ótima vista e palestra do Paulo Matunobu! :)
ResponderExcluir