terça-feira, 26 de outubro de 2010

Oyassama - Nossa Mãe


Dia 26 de outubro de 1838 marca o início da Tenrikyo. Hoje, dia 26 de outubro de 2010, faz 173 anos desde quando Deus Parens determinou Oyassama (Miki Nakayama) como o seu sacrário. Se você fizer as contas irá dizer que faz 172 anos. É que no Japão contam a idade desde a gestação, quando as pessoas nascem elas já têm 1 ano.

Miki Maegawa nasceu no dia 18 de abril de 1798, na aldeia de Sanmaiden, distrito de Yamabe, região de Yamato. Atual distrito de Sanmaiden, município de Tenri, província de Nara, no Japão. Ela pertencia à uma família de lavradores e desde criança já aparentava ser uma criança incomum, dificilmente chorava ou embirrava.

Aos 6 anos já imitava a mãe nos serviços da agulha e ajudava na fiagem de algodão. Enquanto os lavradores estavam trabalhando, Miki reunia as crianças da vizinhança para brincar e dava-lhe os doces que ganhava e guardava para este fim.

Aos 13 anos de idade casou-se com Zembee Nakayama tornando-se Miki Nakayama. Como dona de casa, dedicou -se aos sogros, serviu ao marido e esforçou-­se nos afazeres domésticos a ponto de ser admirada por toda a vizinhança.

Em 26 de outubro de 1838, aos 41 anos de idade, Deus Parens revelou-se em Miki Nakayama. Ou seja, Miki Nakayama tornou-se sacrário de Deus. Sacrário quer dizer local onde Deus se estabelece. Isto significa que o corpo era de Miki, mas o espírito era de Deus-Parens. Deus tomou o corpo de Miki emprestado para transmitir a sua vontade.

Assim, Miki Nakayama passou a ser chamada de Oyassama (Nossa Mãe).

A partir de então, Oyassama passou por diversas situações. Distribuiu os bens da família para as pessoas necessitadas até cair na profunda pobreza. As suas atitudes não eram compreendidas pelos parentes e amigos. Mas somente assim, Oyassama poderia compreender o que sentem os necessitados.

Após mais de quinze anos de Oyassama ter-se tornado sacrário de Deus­-Parens, ela deu início à "Permissão do Parto Feliz" (Obiyayurushi), que marcou o caminho da salvação.

Permissão do Parto Feliz (Obiyayurushi) é uma autorização para um parto tranqüilo e seguro, concedida em Jiba (Japão). A gestante com mais de seis meses pode receber a permissão. A própria pessoa vai a Jiba para recebê-la. Caso não possa ir por algum motivo, seu marido ou um dos seus pais ou sogros podem recebê-lo no lugar. Recebendo esta permissão e amparando-se em Deus Parens, qualquer pessoa terá um parto feliz.

Após isso, Oyassama começou a ser reconhecida como deusa viva e começaram a aproximar-se dela. Muitos enfermos vieram procurá-la e eram curados.

Em 1864, foi realizada a construção do Local do Serviço (Tsutome-basho), que foi a primeira obra desta fé onde as pessoas que foram salvas vinham reverenciar.

Em 1866, Oyassama ensinou o Serviço Sagrado (Otsutome). E em 1869, começou a escrever a Escritura Divina (Ofudessaki), que contêm os ensinamentos transmitidos diretamente de Deus Parens.

Em 1874, Oyassama começou a usar vestes vermelhas como símbolo visual que ninguém pudesse ignorar. Vieram a ser concedidos o Amuleto Prova (Omamori), parte da veste vermelha de Oyassama utilizado como amuleto de proteção e prova de que esteve em Jiba; e o Dom da Concessão (Sazuke), dom para salvar os seres humanos.

Aos 90 anos de idade, deixou sua vida física, abreviando 25 anos da sua vida em relação à expectativa de vida esperada (prazo natural da vida - 115 anos). Oyassama encurtou sua vida por amor aos filhos, para poder estar presente em todos os lugares, andar pelo mundo inteiro e salvar toda a humanidade.

Oyassama deixou 50 anos de vida modelo, ensinando toda a humanidade a profunda intenção de Deus Parens.

Isso é apenas um pequeno resumo sobre a Oyassama.
Para saber mais, leia o livro Vida de Oyassama ou Minha Oyassama.



Dia 26 de outubro do Japão, Haruo Kondo recebeu o dom para virar Kaityosan.
KAITYOSAN PARABÉNS!

3 comentários:

Para comentar, clique em selecionar perfil... e selecione por onde comentará. Caso não tenha conta em nenhum dos sites, selecione Nome/URL, preenchendo com seu nome e sua URL (site, orkut, facebook, etc).