Tenrikyo

Tenrikyo
Tenrikyo
Otsutome
As 8 poeiras espirituais
Otomarikai
Oyassama - Nossa Mãe
Hinokishin
As Dez Providências Divinas


Glossário

Denaoshi: Retornamento
Na Tenrikyo, a morte é tratada como retornamento. O nosso corpo é um empréstimo de Deus-Parens, um dia todos nós devemos devolver este corpo e ir junto ao aconchego de Deus-Parens para quando chegar o tempo oportuno, voltar, ou seja, renascer novamente neste mundo num novo corpo.

Ofudessaki:
Um dos 3 textos originais, foram escritos com o pincel (em japonês fude) pessoalmente por Oyassama. São revelações de Deus-Parens escritas na forma de poema japonês waka e constitui-se de 1711 versos divididos em 17 partes.

Yoboku:
Ao pé da letra significa madeira usável. Todos aqueles que atingirem 17 anos e escutarem 9 vezes as preleções do Besseki em Jiba poderão receber de Deus-Parens, o dom da Concessão, Sazuke. Ao receberem este dom, poderão praticar a salvação do próximo.

Jiba:
Local original onde os seres humanos foram concebidos neste mundo.

Oyasama:
Denominação concedida a senhora Miki Nakayama após se tornar Sácrário de Deus-Parens.

Sacrário de Deus-Parens, Tsukihi no Yashiro:
Deus-Parens tomou Miki Nakayama como Sacrário (interceptora) e através de sua boca transmitiu sua intenção a todos.

Vida Modelo, hinagata:
Oyassama deixou pessoalmente 50 anos do modelo de vida a ser seguido para se alcançar a vida plena de alegria e felicidade.

Ossashizu:
Indicação, orientação de Deus-Parens reveladas pessoalmente por Oyassama e, após seu retornamento, por intermédio de Izo Iburi. São consideradas como indicações divinas.

Oyassato:
Terra parental

Shimbashira:
Literalmente pilar central ou esteio mestre. Assim como o yoboku, literalmente madeira usável ou de lei, o daiku, carpinteiro, e o toryo, mestre de obra, é um termo relacionado à construção de um prédio, alegoricamente usado como título do principal elemento que conduz a fé. Os últimos dois termos são referidos no Hino XII.

Tenri-Ô-no-Mikoto:
Este nome divino era citado pelos mestres que conviveram com Oyassama. Houve época em que se confundiu com o santo budista de nome semelhante Tenrin-ô.

Teodori:
Traduzido literalmente como Dança das Mãos, porque quase toda a representação simbólica e expressiva da vida plena de alegria, contida no Mikagura-uta, Hinos do Serviço de Kagura, está no otefuri, movimentos das mãos. Kanrodai-Teodori significa literalmente Dança das Mãos do Pedestal do Néctar.

Otefuri:
O Otefuri, ou Dança das Mãos, é a representação em gestos de cada palavra dos hinos, e são acompanhados por nove instrumentos. Executados harmoniosamente, constituem o Serviço Sagrado. Os movimentos foram ensinados pessoalmente por Oyassama, para serem realizados corretamente e com sinceridade.

Yokigurashi:
Vida Plena de Alegria e Felicidade, um dos principais ensinamentos da Tenrikyo.

Shinden:
Recinto de reverência.

O-Mamori:
Amuleto prova.

Yoboku:
Madeira usável.

Jussan Togue (十三峠):
O marido de Oyassama, Zembei Nakayama, retornou em 22/02/1853. Apesar da dor pela perda, Oyassama envia a caçula Kokan, para divulgar o nome de Deus-Parens, Tenri-Ô-no-Mikoto. Este fato marcou o início do missionamento na Tenrikyo.

Happi:
Geralmente preto e com letras em branco, são onipresentes na Tenrikyo. É um vestuário para se utilizar nas cerimônias ou eventos das Igrejas. Também servem para identificar as afiliações dos seguidores da igreja. Na esquerda, costuma-se ter o nome da Igreja-mor (Daikyokai) e no lado direito o nome da Igreja.

Em breve:
innen
tooku
Osazuke
osonae
osagari/osage
naorai
dantai
daisai
tsukinamisai/omatsuri
ogi
tabi
montsuki/otsutome-gi