domingo, 5 de junho de 2011

As Dez Providências Divinas

Deus-Parens criou este mundo e os seres humano com o desejo de compartilhar o viver alegre e feliz, e é o Deus original e verdadeiro que nos concede sua proteção. Classificou em dez providências, e explicou-as detalhadamente dando-lhes o respectivo nome divino.

KUNITOKOTATI-NO-MIKOTO
A providência divina dos olhos e umidade no corpo humano e da água no mundo. É representada no céu como a Lua.
No corpo humano, além do trabalho dos olhos, é o trabalho do sangue, do fluido cérebro-espinhal, da linfa, dos fluidos digestivos, da lágrima, do suor, da urina, dos hormônios e do sistema nervoso. É a providência da umidade em nosso corpo. Mais de 75% do nosso corpo é constituído de água e, sem ela, a vida torna-se impossível.
No mundo, é a providência que rege todos os fenômenos relacionados à água.

OMOTARI -NO-MIKOTO
A providência divina da temperatura no corpo humano e do fogo no mundo. É representada no céu como o Sol.
No corpo humano, é a providência do calor do nosso corpo. O trabalho de produzir e manter o calor do corpo na quantidade certa, de forma que não danifique o nosso organismo ou prejudique o seu funcionamento.
No mundo é a providencia do calor do Sol e do fogo. O Sol é a principal fonte de toda a energia, luz e calor que nos chegam na medida certa que permita a existência da vida na terra. Rege também todos os fatos relacionados ao fogo no mundo.

KUNISSAZUTI-NO-MIKOTO
A providência divina do órgão genital feminino e da conexão da pele no corpo humano, e da conexão em geral no mundo.
No corpo humano é o trabalho da pele e do tecido subcutâneo, dos músculos e do órgão genital feminino.
No mundo, representa o relacionamento entre as pessoas, a união do casal, da família, do relacionamento com o dinheiro e a economia.

TSUKIYOMI-NO-MIKOTO
A providência divina do órgão genital masculino e do esqueleto que dá suporte ao corpo humano e da função do suporte em geral no mundo.
No corpo humano é o trabalho da estrutura óssea, da articulação, do ligamento fibroso, todos os elementos que dão sustentação e também do órgão genital masculino.
No mundo, é o que dá suporte e sustentação a todas as coisas.

KUMOYOMI-NO-MIKOTO
No corpo humano é a providência da entrada e saída dos alimentos. É o trabalho da digestão até a evacuação, envolvendo o aparelho digestivo, órgãos urinários e sistema circulatório.
No mundo é a subida e descida da umidade, o trabalho da circulação da água e vapor. A existência da vida na terra é possível por haver a circulação das águas.

KASHIKONE-NO-MIKOTO
No corpo humano é a providência da respiração, o trabalho do sistema respiratório e também da voz, da fala do olfato e da audição.
No mundo é a providência do vento, o trabalho do vento que mantém o equilíbrio da temperatura da terra.

TAISHOKUTEN-NO-MIKOTO
No corpo humano é a assistência divina de cortar a conexão do bebê com o útero da mãe no nascimento e de cortar a respiração no retornamento. É o trabalho de cortar a ligação da vida e da morte e todas as funções que se relacionam com o corte. Ex: cortar os alimentos, cortar a ação de elementos nocivos ao organismo (imunidade).
No mundo, a providência do corte em geral. Ex: o trabalho do cirurgião que corta e retira as partes doentes do organismo.

OTONOBE-NO-MIKOTO
No corpo humano é a assistência divina de extrair a criança do útero da mãe no nascimento,o trabalho de parto.
No mundo é a providência da extração em geral. O nascimento da vida, brotação, crescimento. A providência de se poder extrair da natureza os meios de subsistência.

IZANAGUI-NO-MIKOTO
O protótipo do homem, a função da semente (protótipo = primeiro tipo criado, original).
É o protótipo do homem na criação humana, com a função da semente. É a providência da semente dos seres humanos.
No mundo, é a função da semente que garantirá a renovação das espécies.

IZANAMI-NO-MIKOTO
O protótipo da mulher, a função de viveiro.
É a providência que permite à mulher conceber e desenvolver o filho.
No mundo, é a função do viveiro, a função de acolher e fazer germinar a semente.


Graças às providências concedidas por Deus-Parens dia a dia é que podemos usar livremente este corpo distinguindo as coisas com os olhos, escutando a razão com os ouvidos, cheirando com o nariz, mastigando com a boca, trabalhando com as mãos e caminhando com as pernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, clique em selecionar perfil... e selecione por onde comentará. Caso não tenha conta em nenhum dos sites, selecione Nome/URL, preenchendo com seu nome e sua URL (site, orkut, facebook, etc).