segunda-feira, 2 de maio de 2011

Hinokishin


Mês de maio é o mês do Hinokishin. Mas o que é Hinokishin?

Hinokishin significa dedicação diária. É um termo utilizado pela Tenrikyo para designar uma ação voluntária praticada por livre e espontânea vontade, feito com sentimento de gratidão pelo corpo que nos foi concedido por Deus-Parens.

Quando sentimos realmente a graça em tudo que acontece no dia-a-dia, a alegria se manifesta naturalmente em nossas atitudes e ações.

Hinokishin assume as mais variadas formas. Todo trabalho feito com entusiasmo e sem ambição, como por exemplo, um cumprimento, uma palavra amiga, um abraço, uma oração, uma ação que beneficiará os outros, são hinokishin.

Não é um ato transitório, mas cotidiano de incessante alegria. Além do mais, essa alegria não fica confinada no próprio indivíduo, mas influencia outras pessoas, induzindo sucessivamente os interessados a participarem e compartilharem da sua alegria.

Quando estabelecermos a alma de hinokishin, esquecendo a ambição, teremos a sinceridade verdadeira, que se identifica com a vontade de Deus-Parens.

Atingir essa sinceridade verdadeira significa a concretização da maturidade espiritual.


O Dendotyo (Sede Missionária do Brasil) é um ótimo lugar para realizar hinokishin que, por uma eventual vergonha deixamos de fazer no dia-a-dia. Se quer agradecer a Deus-Parens, procure fazer algo que entenda como hinokishin.

3 comentários:

  1. Muito Boa a postagem!
    É bom para fazer-nos refletir um pouco sobre o hinokishin
    Apesar de todos nós termos plena consciência da importância, muitas vezes não damos a devida importância pela correria do dia-a-dia (digo por mim)
    Mas é sempre bom termos em mente e praticarmos sempre que possível.
    Obrigado pela reflexão galera!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. aqui em Aparecida do Taboado o realizamos com muita gratidão...obrigada Mitihiro e td familia Iser, Yuri e amigos pela grande celebração do dia do trabalho realizado com muito entusiamo

    ResponderExcluir

Para comentar, clique em selecionar perfil... e selecione por onde comentará. Caso não tenha conta em nenhum dos sites, selecione Nome/URL, preenchendo com seu nome e sua URL (site, orkut, facebook, etc).