quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Tsukinamisai - Fevereiro 2014

Logo após a cerimônia mensal do mês de fevereiro foi feita a leitura da Instrução 3, como realizado mensalmente desde a sua publicação em novembro de 2012.

Em seguida tivemos a palestra do kaityosan Tadashi Ota, que iniciou lembrando como o tempo é agradável comparando com o que já passamos. O tempo é concedido por Deus-Parens, e é concedido por igual para todos os seres humanos. Pensando na palavra 'presente', ela possui dois significados: um relacionado ao tempo (presente, passado e futuro) e outro relacionado a algo que nos é oferecido (como o presente de aniversário). Deus-Parens tem nos dado de presente o tempo presente: "Aquele que pensa que amanhã poderá ver as flores de cerejeira não sabe que hoje a noite poderá ver uma tempestade". Significa que não sabemos o amanhã. O estudante que estudou o ano inteiro, a criança que espera o presente, a mãe que espera a criança nascer, o namorado que espera a namorada... O tempo é diferente para cada pessoa.

A maior oferenda a Deus Parens não é o pepino, a melancia..  e sim a presença de cada um. É possível fazer oferenda mesmo que não venha, seja comida ou dinheiro, mas o tempo não é possível. Por isso temos que nos programar para termos tempo. Se oferendamos laranja teremos laranja, se oferendamos melancia teremos melancia. Assim, da mesma forma, se oferecemos tempo teremos tempo. Mais tempo de vida. Falamos que estávamos no lugar certo na hora certa quando acontece algo bom e o contrário também. As vezes escapamos de acidentes por questão de segundos.

No livro Vida de Oyassama:
"Não posso passar um único dia sem que salve pelo menos uma pessoa"
Devemos fazer desse o nosso sentimento. Às vezes não fazemos todo dia, mas podemos fazer se encontrarmos alguém doente. Podemos fazer onegaizutome. Podemos fazer alguma coisa para ajudar as pessoas, dar uma orientação.

O kaityosan Tadashi terminou suas palavras lembrando-nos que no dia 1º de março haverá o Encontro dos Yobokus, que, segundo o Shimbashirassama, esse encontro serve para estender os laços entre yobokus que moram na mesma região.

Antes de encerrar a cerimônia do mês de fevereiro, nosso kaityosan Paulo Kondo relembrou para oferendarmos o melhor tempo agora, embora não esteja fácil também não está tão difícil, pois se temos saúde o tempo é favorável para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, clique em selecionar perfil... e selecione por onde comentará. Caso não tenha conta em nenhum dos sites, selecione Nome/URL, preenchendo com seu nome e sua URL (site, orkut, facebook, etc).